Caxumba

Srs pais,

Estamos tendo alguns casos de caxumba na escola. Em caso de suspeita da doença, favor levar o aluno ao médico para confirmar o diagnóstico, e não mandá-lo para a escola.

A caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus que provoca inflamação nas glândulas parótidas, podendo também atingir as glândulas salivares sub mandibulares e sublinguais.

caxumba

Embora seja uma enfermidade geralmente de evolução benigna em alguns casos podem ocorrer complicações como inflamação do ovário e dos testículos, que podem resultar em esterilidade.

O período de incubação varia de 2 a 3 semanas. A transmissão ocorre pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de 2 dias antes até 9 dias após o início dos sintomas. Geralmente, após a doença a imunidade é permanente. No entanto se a infecção ocorreu apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.

Sintomas

  • inchaço e dor nas glândulas salivares inflamadas, dores musculares e para engolir, febre e mal-estar.
  • os seguintes sintomas sugerem complicação da doença e necessidade de assistência médica:
    – Dor e inchaço nos testículos ou na região dos ovários.
    – Dor no abdome superior, náuseas e vômitos.
    – Dor de cabeça, rigidez de nuca e prostração.

Diagnóstico

Basicamente é clínico.

Tratamento

Não existe tratamento específico. A doença é auto limitada e o tratamento é sintomático com analgésicos e antitérmicos. O paciente deve permanecer em casa e em repouso relativo enquanto durar a infecção.

Vacinação

Geralmente associada às vacinas contra sarampo e rubéola (vacina tríplice viral). A primeira dose deve ser administrada com 12 meses e a segunda, ente 4 a 6 anos.

Recomendações

  • repouso até o desaparecimento dos sintomas.
  • alimentação líquida ou pastosa (é mais fácil de engolir.)
  • exceção feita as pessoas imunodeprimidas e às gestantes, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença devem ser vacinados.
  • crianças e adolescentes que não tomaram a segunda dose da vacina devem ser vacinados.