Socorro, meu cabelo está caindo!

Encontrar cabelo em excesso no ralo do chuveiro, nas escovas, na fronha do travesseiro são sinais de alarme.

Os números encontrados na literatura médica relacionados à alopecia (calvície) são impressionantes: 50% dos jovens a partir dos 15 anos de idade já começam a perder os cabelos. As meninas também apresentam o problema. Inúmeros trabalhos médicos internacionais demonstram que uma em quatro mulheres tem problemas de queda anormal dos cabelos.

Mas, afinal qual a causa disso em indivíduos tão jovens?

A alopecia nos adolescentes quase sempre decorre de uma associação de causas. Sem dúvida, as alterações hormonais dos rapazes e das moças nesta fase da vida são naturais e, nela, há um aumento significativo da oleosidade do couro cabeludo. Como consequência, é comum nesta região o aparecimento de uma inflamação chamada de dermatite seborreica (caspa). Desta inflamação resultam a caspa e o aumento da queda de cabelos.

Entre os vários tipos de alopecia a androgenética é a mais comum, atinge principalmente os homens. O DHT uma substância derivada da testosterona destrói o bulbo capilar.

Outras causas:

  • Predisposição genética (principalmente nos homens).
  • Estresse.
  • Deficiências nutricionais e vitamínicas.
  • Drogas ilícitas e álcool.

A queixa de rareamento capilar desses jovens pacientes que procuram o Instituto do Cabelo vem sempre acompanhada de sinais negativos de autoestima. Este fator leva a problemas secundários como isolamento e depressão. Outra intercorrência que observamos na clínica diária é a relação direta entre queda dos cabelos e as cirurgias de redução de estômago, procedimento este que vem aumento consideravelmente, motivado justamente pela obesidade mórbida e, até mesmo, com finalidade puramente estética.

E as dietas? Sem dúvida os regimes para emagrecer sem acompanhamento médico e os modismos alimentares para redução de peso são causas frequentes de uma queda anormal dos cabelos. A busca incessante para enquadrar-se nos padrões de beleza ditados pela mídia agrava a situação. Muitas vezes camufladas na queixa da queda dos cabelos encontra-se uma doença grave e que pode ser fatal: a anorexia nervosa.

A alimentação inadequada e em horários irregulares também é bastante prejudicial para os cabelos. O prejuízo nutricional advindo do excesso de ingestão de gorduras e sal pelos jovens é significativo.

Para que se tenha ideia concreta do problema, as principais redes de fast-food do país vendem sanduíches com percentual de gordura e sal que chegam a corresponder à quase totalidade diária dos nutrientes recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo levantamento do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

A ingestão em excesso de bebidas alcoólicas, refrigerantes com açúcar e doces em grande quantidade é prejudicial aos cabelos. É importante frisar o malefício das drogas ilícitas como maconha, cocaína, crack e outras, com risco de morte, que representam para seus usuários e, também, como causa importante de calvície nos jovens. Merecem destaque os esteroides anabolizantes usados para tornar o corpo “sarado” e aumentar a autoestima. Estas drogas levam a problemas irreversíveis no fígado, rins, testículos e coração. Portanto, se o usuário se mantiver vivo, ficará calvo, com certeza. Dessa forma, não use esteroides anabolizantes sem indicação médica especializada.

Dicas para não ficar careca:

  • Alimente-se de forma variada e em horários corretos.
  • Fique longe das drogas, álcool, cigarro e anabolizantes.
  • Fuja dos salgadinhos, biscoitos, batatas fritas e do fast-food.
  • Suplementos alimentares indicados para “malhação” podem ser ingeridos, desde que não contenham substâncias hormonais em suas formulações.
  • Raspar a cabeça não fortalece os fios.
  • Pratique esportes. O sedentarismo aumenta a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.
  • O uso de gel não prejudica os cabelos. Use produtos que não contenham álcool ou silicone (PVP).
  • Tiaras, elásticos, “piranhas”, dreads e grampos podem provocar calvície irreverssível por trauma e tração do cabelo.
  • Use o boné somente para proteger-se do sol.
  • Drogas ilícitas (maconha, cocaína, ecstasy, crack), excesso de álcool e o fumo provocam queda dos cabelos.
  • Uso de “chapinhas” causam danos irreversíveis aos fios. O secador pode ser usado, em temperatura média e a uma distância de 30 centímetros dos fios.
  • Os cabelos podem ser tingidos. Procure um técnico capacitado e produtos aprovados pela ANVISA.
  • Tatuar o couro cabeludo raspado impedirá o crescimento dos fios na área tatuada de forma definitiva. Pense bem!
  • Nunca durma com gel ou musse nos cabelos. Isto provoca a quebra dos fios.
  • Nunca lave a cabeça com água quente. A temperatura ideal da água é de 20°C. na prática sinta frio ao lavar a cabeça.
  • Lave a cabeça, diária e suavemente com xampus sem sal.

Dr Luciano Barsanti
Médico Tricologista
Diretor Instituto do Cabelo
Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia
Autor do Livro “Dr Cabelo” – Editora Elevação

Dra Beatriz Salles Aguiar. Médica (CRM 20610) responsável pelo Ambulatório  Médico do Colégio Bandeirantes.

13 ideias sobre “Socorro, meu cabelo está caindo!

  1. ultimamente meus cabelos andam caindo mais do que o nomal, quando eu puxo sai bastante e com aquela parte branca nas pontas…eu acho que deve ser pela pessima alimentação que eu tinha, tipo comia umas 6:15 depois só almoçava e ia comer novamente uma 12:00…faz umas 2 semanas que eu ando me alimentando melhor…gostaria de saber..sera q o meu cabelo ta caindo pela falta de uma alimentação saudavel..??e se for, quanto tempo demora pra voltar ao normal??

    • minha mãe falou que meu cabelo esta caindo mais eu uso gel sem alcool sera que é porque eu uso gel todos os dias?

    • O meu ta caindo dmais tbm …. to pararando que ele esta sem volume, nao sei o que faço mais , ja mudei minha alimentação, shapoo, mascara, anpolas… to no desespero .

  2. ,To com muito medo. ultimamente meus cabelos estão caindo muito, hoje quando fui tomar banho,parecia que eu ia ficar careca. vim aqui e me acalmei, mais ainda to com pensamentos que eu tenho algum coisa errada. tudo que você falou batel com o que eu to passado. amei sua dicas.

  3. Ultimamente meus cabelos tem caído muito,estou pré-culpada pois éle cai de uma forma que me deixa muito nervosa,encontro cabelos por toda parte da casa,se passo a mão neles saem cheias de cabelos,quando penteio também,no banho cai bastante fico com o corpo cheio,por favor me ajudem não sei oque fazer,estou muito nervosa,ja está dois buraco bem enormes na frente,fico com vergonha de usar ele preso pois mostra bastante… Oque devo fazer??? por favor me ajuda!!!!

  4. ola ! olha meu cabelo anda caindo muito ultimamente . Tenho uma bebe de 04 meses então me falaram que é pelo fato dela estar me reconhecendo , isso é verdade ?

  5. meu cabelo esta caindo muito ,ele era grande e cortei mais continua caindo,eu tomava comprimido para ñ engravida e parei tem algo a ver.sou enciosa e emves enquanto estresada ,isso ajuda na queda de cabelo ,o que eu fasso?

  6. Meu cabelo ta caindo mt, lavo ele cai penteio ele cai passo a mao ele cai tem algo que eu possa fazer p melhorar essa situaçao ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>